-
Arquitetos: Judit Falgueras Arquitectura
- Área: 304 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Joan Guillamat
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um empresário da cidade especializado em extrair madeira da floresta construiu um pequeno galpão industrial nos anos 60. Simples, funcional e muito humilde, esse espaço serviu como depósito, oficina mecânica e, finalmente, estacionamento para particulares de todo o município. Quase sessenta anos depois, uma família recém-chegada viu nesse galpão em desuso a oportunidade de transformá-lo em lar.
O projeto propõe a nova estrutura metálica como um elemento-chave que forma o pavimento superior e a reabilitação da cobertura, substituindo a antiga treliça espanhola em mau estado por uma viga Vierendel que iluminará o distribuidor/estúdio no piso superior. A nova estrutura apoia-se apenas nas empenas cegas e em dois pontos das paredes do porão existente, realizando uma intervenção equilibrada e evitando a reestruturação completa da construção.
A elevação no pavimento superior é executada através de uma fachada de estrutura de madeira e cobertura leve. Levando em consideração que as vigas existentes estavam em bom estado e foram extraídas pelo construtor de suas florestas da região, elas foram reutilizadas na cobertura, e a madeira da treliça foi transformada em móveis como a prateleira e a mesa da cozinha-sala de jantar, além do móvel do banheiro no térreo. Além disso, o projeto isola a fachada existente voltada para o pátio e as paredes divisórias da residência, garantindo um envoltório que limita a demanda energética e cria aberturas estratégicas na cobertura para favorecer o efeito chaminé, permitindo assim a ventilação cruzada natural de todos os ambientes.
No térreo, é criado o acesso, a garagem e um espaço único com estar, sala de jantar e cozinha, acompanhado por um banheiro e uma despensa, que se transformam em mezanino/depósito a serviço da garagem. Este espaço central da residência, sala de estar-sala de jantar-cozinha, é literalmente "o que era", amplo e aberto, com uma nova relação com o lado de fora através das janelas no novo terraço e no pátio.
A distribuição do pavimento superior segue a ordem da estrutura, que organiza os espaços do distribuidor/estúdio, os três dormitórios, a galeria e o banheiro. A proposta recupera e amplia a garagem existente e a transforma em residência, mantendo todos os elementos de interesse existentes e a essência e sensações do espaço original.